SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Periodicidade - Semestral

Serão recebidas a colaboração livre de textos inéditos, na forma de artigo, resenha temática, assim como abre a possibilidade também de textos em formato de “Olhares” de relevância acadêmica.  Os textos deverão ser encaminhados à submissão em seu formato final, dando-se prioridade as reflexões críticas e originais sobre temas pertinentes ao campo disciplinar em questão. A publicação será em língua portuguesa, com resumo em espanhol, inglês e francês. A submissão deve ser feita por meio eletrônico. A revista poderá fazer alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando respeitar as normas da língua portuguesa.

Números Temáticos a revista abre a possibilidade de que números temáticos sejam propostos ao comitê editorial. Nesse caso o(s) propositor(es) deverão encaminhar a proposta, demonstrando a sua relevância e contribuição  à agenda de discussão sobre os bens patrimoniais, para a avaliação. Em caso de aceite, fica a cargo do organizador ou organizadores a solicitação de artigo aos autores, relativos à temática previamente aceita, conforme o planejamento e normas da revista.
Artigos - Texto que decorre sobre um tema específico, em linguagem formal, apresentando uma análise crítica estruturada teoricamente. (de 15 à 20p).
Resenha – Texto que apresenta um livro nacional ou estrangeiro, descrevendo-o e enumerando aspectos relevantes. È um texto opinativo reunindo comentários de origem pessoal e pode apresentar o julgamento do autor da resenha sobre o objeto comentado. (até 5 p).
“Olhares” – Texto que apresenta o livre comentário sobre temas, autores, ou fatos relevantes à disciplina. (até 4p).

Itens Obrigatórios para submissão:
Formatos: as colaborações deverão ser encaminhadas por e-mail: revista@arqchronos.com.br

Tamanho: Espaço duplo, incluindo notas, tabelas, gráficos, mapas e demais imagens e bibliografia. O tamanho do papel é A4, a fonte é Time New Roman, corpo 12, margem superior e inferior de 2cm, margem esquerda de 3cm e direita de 2cm;
Resumo: Os textos devem apresentar um resumo informativo de no máximo 150 palavras, em português, espanhol, inglês e Frances.
Identificação: Os autores devem ser identificados separadamente. Devem informar endereço, e-mail, sinopse curricular (até 100 palavras). Co-autores devem ser registrados.
Os textos, citações e referencias deverão seguir as normas da ABNT

Seções Temáticas - A revista adotará as mesmas linhas de observação ou linhas temáticas propostas pelo Grupo de Pesquisa Chronos – Arquitetura em Patrimônio:
Conservação e Restauro - A Indústria Cultural, a Indústria do Turismo, a Teatralização, a Espetacularização e Patrimonialização, a especulação imobiliária, o papel do marketing e da propaganda, a construção de imagens, o valor instrumental, o capital simbólico do patrimônio arquitetônico – incluindo as cidades – entre outros fenômenos relacionados ao uso, interesses e apropriação dos bens culturais pelas estratégias de mercado constituem o campo dos trabalhos desenvolvidos por essa linha.
Estética da Memoria - Esta linha de estudo tem como objeto de estudo a estética das narrativas e ou linguagens usadas para registrar e difundir os bens patrimoniais arquitetônicos. Debruça-se sobre as formas de registro desses bens, objetivando a análise formal e estética dessas representações. Aqui tem lugar os estudos sobre a fotografia, o cinema, a cartografia, o desenho, os cânticos, as danças, as exposições, etc, – enquanto representações do bem patrimonial arquitetônico
Gestão Pública e Políticas Culturais - Contempla os trabalhos que têm as suas formulações e propostas desenvolvidas pela administração pública relativas aos bens culturais. Contempla ainda as pesquisas sobre a atuação e os papeis desempenhados pelas diversas instâncias reguladoras e representantes do Estado no que diz respeito ao patrimônio cultural. 
Intervenções Urbanas -  As arquiteturas e conjuntos arquitetônicos construídos e suas representações do ponto de vista conceitual e crítico, as transformações dos tecidos urbanos e suas relações com a preexistência constituem o foco de interesse desse campo temático.
Manifestações Culturais - As arquiteturas dos territórios tradicionais, as diversas festas, as manifestações religiosas e civis de interesse cultural, os ritos, as apropriações e expressões simbólicas, os fazeres nas suas correlações com a arquitetura e outras instancias coletivas da vivencia humana compõem o universo e a dimensão desse campo temático.
Patrimônio e Mercado - A Indústria Cultural, a Indústria do Turismo, a Teatralização, a Espetacularização e Patrimonialização, a especulação imobiliária, o papel do marketing e da propaganda, a construção de imagens, o valor instrumental, o capital simbólico do patrimônio arquitetônico – incluindo as cidades – entre outros fenômenos relacionados ao uso, interesses e apropriação dos bens culturais pelas estratégias de mercado constituem o campo dos trabalhos desenvolvidos por essa linha.

Processo de avaliação - A revista contará com um grupo de profissionais capacitados nas diversas linhas temáticas relacionados ao campo disciplinar do patrimônio Cultural. Os originais serão submetidos a dois pareceristas especialistas na temática em questão. Os pareceres servirão de fundamentação à decisão final do comitê editorial. Os nomes dos avaliadores e autores serão mantidos no anonimato. Os autores poderão ser contatados para eventuais ajustes de forma, objetivando a formatação do trabalho ao padrão editorial da revista, sem que com isso haja qualquer alteração do estilo, tese, conclusões e ou conteúdo. A publicação não representa o aceite e concordância às afirmações feitas pelos autores pela equipe editorial da revista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário